Buscar
  • Mari Suter

Milagre do pão

Uma das primeiras criações do Homem que inventivamente misturou os ingredientes nascidos da agricultura e se valeu do controle do Fogo ofertado Natureza para produzir essa maravilha. O pão, cheio de simbologias, é um dos alimentos mais consumidos no mundo!



Esse espaço é um elogio à inventividade humana, e nada melhor do que começar com a primeira grande criação que nossas mãos já materializaram: o pão. Um dos alimentos mais consumidos ainda hoje o pão teria surgido - segundo historiadores - na Mesopotâmia quando deu-se início o cultivo do trigo.


Simples | Gostoso | Econômico

Esse é o famoso BBB: bom, bonito e barato. Um alimento que pode ser produzido com ingredientes acessíveis, muito saboroso e não requer grandes habilidades de manuseio.

Também dá espaço para a nossa criatividade. Ao longo dos milhares de anos desde a sua invenção, o pão foi sofrendo transformações ao incorporar características culturais dos lugares em que era produzido. Novos ingredientes, variações de técnica, os mais variados formatos.


Aquele aroma..

Essa é uma experiência que todos nós já vivenciamos: a espera na fila da padaria e a provocação que cheiro de pão fresquinho faz no nosso estômago. A espera pela nova fornalha é das poucas que valem a pena!

Com manteiga, requeijão, recheado ou ainda o macio do miolo. Tem pão francês, italiano, australiano, pão doce, pão de milho, pão de mel, e o queridinho nacional: o pão de queijo. Sem falar nos diferentes apelidos - pão de sal, cacetinho, pãozinho.. Tem até o sem glútem, por que não?!

No café da manhã, no lanchinho da tarde, embelezando uma mesa farta e rodeada de gente ou naquela assaltada solitária que a gente dá na geladeira no alto da madrugada.. o pão é uma entidade e um lembrete: são feitos à mão. Mesmo aquele que sai direto da prateleira do supermercado.


As primeiras ferramentas

São especiais: elas que tiram nossas ideias da imaginação.

O futuro é feito à mão porque ele é humano: para além de enaltecer os trabalhos artesanais, esse blog é uma forma de elogiar a potência criativa do ser humano. Então sim, mesmo o pão que sai direto da prateleira do supermercado é um lembrete - são pessoas as que levaram as caixas repletas de sacos de pão do centro distribuidor até o mercado da esquina da sua casa; são pessoas as que coordenam a logística que pensa no tempo de validade do produto; as manusearam as máquinas que mexem a massa; as que desenvolveram as máquinas; são pessoas as que cuidam da limpeza da fábrica; as que pensam nos diferentes sabores que você pode comprar; as que desenham as embalagens que serão descartadas depois que aquele encher sua barriga.


Inspire-se

A fazer seu pão caseiro ou a prestar mais atenção nas escolhas que faz como consumidor: inspire-se a cuidar de si e a nutrir as relações que te rodeiam - por que ser humano é incrível e apesar de ser uma experiência individual, é também um projeto coletivo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mal

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com